domingo, 2 de agosto de 2009

Ponto R (2004)


Resumo: “Durante a guerra do Vietname, uma base do exército Sul-Coreano começa a receber estranhas mensagens de rádio de um esquadrão desaparecido 6 meses antes. Com a finalidade de salvarem o grupo de soldados desaparecidos, o experiente tenente CHOI-Tae (Gam Woo-Sung) e uma unidade de elite são chamados para uma missão de resgate na região conhecida por R-Point (Romeo Point). Aquilo que aparentemente seria uma simples missão de resgate, transforma-se, lentamente, numa experiência mais aterrorizadora e devastadora do que uma batalha de guerra. O horror começa na selva amaldiçoada onde os soldados não conseguem distinguir os mortos dos vivos. Eles lutam contra uma força maléfica sobrenatural. CHOI começa a perder os seus homens um a um e uma nova mensagem chega à base: ‘Daqui ninguém sai vivo!’” Titulo Original: R-Point Titulo Português: R-Point - Esquadrão Fantasma Titulo Brasileiro: Fantasmas da Guerra Ano: 2004 Realização: Su-chang Kong Argumento: Su-chang Kong Actores: Woo-seong Kam, Byung-ho Son, Tae-kyung Oh Géneros adicionais do filme: Ação, Guerra


No sábado Jorge foi lá em casa pra me ajudar a concertar meu computador. Nós estávamos lá, mexendo no pc e conversando quando ele vira pra mim e fala "Eu assisti um filme muito ruim no outro dia, vou deixa contigo pra você ver". E aqui estou eu, almadiçoando Jorge e passando um pouco do meu tormento para vocês. [SPOILER] O filme começa, como a sinopse disse, com a base recebendo um pedido de socorro de um esquadrão desaparecido à vários messes. Ai uns caras do exercito vão até o único sobrevivente desse batalhão, que parece uma múmia de tantas ataduras, e ele continua dizendo que todos morrerão e que ele assistiu o resto do batalhão morrer. Apesar disso e da voz do pedido de socorro não parecer humana o exercito sul-coreano forma uma tropa de resgate. Entre os integrantes da tropa de resgate está o tenente Choi. Este é o único que eu consegui identificar, sem preconceito, pois todos ele são muito parecidos, mas ele por ser o líder do pelotão tem uma lanterna diferente das dos outros. O filme apartir daí segue com uma narrativa mais que lenta. Alguns dias se passam com eles vendo fantasmas que só apareciam e sumiam. Depois eles recebem a visita de uma tropa dos Estados Unidos, que fala que aquele prédio que os coreanos estavam usando de base era uma base do governo norte americano. Eles também falam que ninguém que fica ali por uma noite inteira sobrevive. Aí os americanos vão embora.
Tudo quieto e sem nenhuma ação até que numa noite dois dos vigias vêem o soldado Jung se afastando do pelotão, por mais que eles o mandassem voltar. No dia seguinte ninguém consegue achar o soldado Jung. Então, ao fazer um relatório para o comando, o tenente Choi descobre que o soldado Jung era na verdade um membro do pelotão desaparecido. Mesmo sem saber desse fato, os outros esquecem quem era o soldado Jung. Até mesmo seu rosto e o momento em que ele se juntou a eles é esquecido, como se ele nunca tivesse estado com eles. Mais alguns dias onde nada de interessante acontece, além de encontrarem o corpo do soldado Jung. Aí o tenente descobre também os corpos dos americanos que os haviam visitado, ou seja, eles eram fantasmas. Para não assustar o resto do pelotão, que são uns "cagões", ele omite esse fato. No dia seguinte ele resolve acabar com aquilo e separa o pelotão em dois grupos que saem para vasculhar a área até acharem alguma coisa. Mas tudo desanda quando o líder de um dos grupos se separa. Um dos soldados começa a ver os fantasmas e usando toda a sua inteligencia, resolve atirar. As balas, obviamente, atravessam os fantasmas e matam um soldado.
Depois desses acidentes Choi resolve que o mais seguro é eles voltarem para o prédio. Enquanto isso o líder do outro grupo acha um esqueleto segurando um radio e enviando pedidos de socorro. Quando este volta, já está possuído pelo fantasma. Ele mata mais um soldado, mas é fuzilado pelos outros. Então se passam alguns minutos de filme com o fantasma andando em círculos enquanto escolhe o próximo que vai possuir. Se não fosse pelos tiros eu provavelmente teria dormido nessa cena, acreditem em mim quando digo que esse pedaço é muito chato. o fantasma resolve então possuir um-a-um os soldados, que vão sendo fuzilados pelos companheiros remanescente. Até que uma bomba explode e mata quase todo mundo. Só que sobrevive é o tenente Choi e um soldado qualquer, que ficou cego. Choi quando vê que o fantasma esta indo em sua direção guia o cego para mirar nele e no exato momento que o fantasma o possui manda ele atirar. Algumas horas depois uma equipe de resgate salva o cego. Alguns dias depois do fracasso da missão de resgate, o comando começa a receber pedidos de socorro enviados pelo esquadrão de resgate. Então começa a melhor parte do filme, os créditos.[SPOILER]

Após este sofrimento que Jorge me fez ter já planejei a vingança. Eu passei para ele o filme "Medo Extremo" sobre o qual irei postar em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário